O tema em questão causa certa reflexão por ser moderno, atual e latente dentro das organizações modernas.

Entendo e compartilho que na vida das pessoas e das empresas são formadas de ciclos e devemos transformar pensamentos, ideias e atitudes se quiserem seguir adiante com as pessoas e as organizações. As empresas e as pessoas são frutos de suas crenças e valores, e até nos adaptamos a situações e momentos, mas no fundo somos organismos vivos e agimos sobre nossas crenças e valores.

Um dos maiores valores de uma organização e sua cultura e o mote que norteia sua trajetória, novos modelos de gestão devem ser inseridos, testados, avaliados em oportunidades que surgem todos os dias no mundo globalizado. Quando abandonamos nossas crenças e valores e passamos a crer que podemos criar modelos de gestão que cabem em qualquer empresa, estaremos fadados a erros que estão presentes todos os dias na historia das empresas.

O líder moderno tem que conviver diariamente com medo, ansiedade e insegurança motivadas pela velocidade das informações e das transformações atuais da sociedade e do mercado, e todos os dias cometemos erros de gestão e de modelo aplicado, temos sempre que buscar a cooperação e não a competição nos processos e nas pessoas o que não podemos e ficar preso no passado e em paradigmas que nos neutraliza.

Lamentavelmente no mercado atual esta repleto de aventureiros, seja por má formação, por herança, por despreparo de executivos, de presidentes e de profissionais que não têm os pilares da Liderança: Integridade – Maturidade – Mentalidade de Abundância (cooperação).

Acredito até por formação que com Grandes Pessoas, Grandes Empresas e Grandes Marcas – podemos ter uma empresa voltada ao mercado com participação e distribuição, focada no Consumidor e obter bons resultados na construção de marcas que garantirá o futuro das empresas.

Enfim – Mudança – prefiro mais os termo Transformação e Adaptação são atitudes que vem de dentro, estar disposto seguir é que passa ser a questão e para o entendimento e melhora nos relacionamentos e preciso empenho, abertura e comprometimento de ambas as partes. Antes de aderir a qualquer modelo/processo as pessoas precisam ser responsáveis, proativas e seguras para receber novas ideias e juntos prosseguir na busca diária de melhoria dos resultados, sem ferir os valores, crenças das organizações e das pessoas, sem se preocupar com melindres e picuinhas e pensar no todo, na somatória “Todos Ganham”!

Wagner Lemos